Circulares


EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCAÇÃO INFANTIL

(Circular 1 / 2018)

         
          Para o bom desenvolvimento das atividades da Educação Infantil, durante o ano letivo de 2018, levamos ao conhecimento dos responsáveis pelo aluno as seguintes informações, que, esperamos, receberão a atenção e o atendimento habituais.
          De início comunicamos a denominação dos grupos da Educação Infantil:
         Berçário: a partir de seis meses.
          Educação Infantil 1: Crianças com 1 ano
          Educação Infantil 2: Crianças com 1 anos ou completando 2 anos até 31/03.
          Educação Infantil 3: Crianças com 2 anos ou completando 3 anos até 31/03.
          Educação Infantil 4: Crianças com 3 anos ou completando 4 anos até 31/03.
          Educação Infantil 5: Crianças com 4 anos ou completando 5 anos até 31/03.
         
          I- Horário de entrada
          Pedimos a colaboração dos responsáveis para que o horário de entrada da criança no Colégio seja respeitado. Criar o hábito da pontualidade é muito importante para a formação do cidadão. Os portões da escola estarão abertos a partir das 13h:00. Chegadas após 13h:20min deverão esperar a segunda aula
         
          II- Saída
          Pedimos aos responsáveis que retirem o aluno, no máximo até 15 minutos após o término das atividades, pois, passado esse período  terá um custo adicional mensal.
          Haverá 2 saídas a do portão principal para os alunos que os pais vem buscar e saída secundária para os alunos que vão com transporte coletivo.
          As saídas antecipadas, quando necessárias, devem ser comunicadas previamente, por escrito, ao SOA – Serviço de Orientação e Acompanhamento.

          III- Agenda
          Pedimos aos responsáveis que observem diariamente a agenda do aluno, tomando ciência dos comunicados anexados. Solicitamos que façam uso dela, sempre que houver necessidade de o aluno ser medicado, informando o horário e a dose a ser ministrada. Solicitamos que o telefone só seja usado para comunicações e questionamentos em casos de urgência ou emergência.

          IV- Segurança
          Devido à importância que o tema segurança assume atualmente, exigindo maiores cuidados por parte do colégio, pedimos aos responsáveis pelo aluno que observem com atenção os itens abaixo:
          1. No caso de vir uma outra pessoa, que não seja a autorizada, buscar o aluno, é necessário que o responsável mande uma autorização escrita ou faça um telefonema no início do período; caso esse contato não seja efetuado não podemos liberar o aluno.
          2. É necessário que ao retirar o aluno, aquele que não for autorizado ainda assine na secretaria declaração de retirada, constando data, horário, nome e assinatura do retirante.
          3. É indispensável que um responsável fique com a criança até o horário de entrada, pois a escola não se responsabilizará por quaisquer eventualidades que este espaço de tempo implica.

          V- Uniforme
          O uniforme é de uso obrigatório para o aluno do Berçário, Educação Infantil e do Ensino Fundamental desde o primeiro dia de aula, inclusive em atividades opcionais, atividades especiais, passeios, viagens etc.
          A entrada do aluno só será permitida com o uniforme completo, inclusive o casaco nos dias frios, não se aceitando peças adulteradas.
          O uniforme encontra-se a venda nas lojas autorizadas
          Solicitamos aos responsáveis que registrem o nome do aluno nas peças do uniforme.

          VI- Documentação
          A documentação exigida para realizar a matrícula do aluno é:
-    Xerox da Certidão de Nascimento do aluno.
-    Xerox da Carteira de vacinação do aluno.
-    Xerox do CPF, RG e Titulo de Eleitor dos responsáveis.
-    2 fotos 3x4 do aluno.
-    Comprovante de residência.
-   carteirinha do SUS
-    Preenchimento do contrato e ficha histórico-social do aluno.
          O aluno que não tiver a documentação exigida apresentada até a 1º semana após o início das aulas terá sua matrícula automaticamente cancelada.
          Deverá ser encaminhada a secretaria do Colégio qualquer alteração quanto a endereço, telefone residencial, celular, telefone de emergência do aluno, para uma comunicação mais rápida e eficiente entre a escola e a família.

          VII- SOA – Serviço de Orientação e Acompanhamento 
          Em seu trabalho diário, desenvolvido por uma psicopedagoga, acompanha cada criança, procurando ajudá-la e orientar a sua família com relação ao seu desempenho e integração no ambiente escolar.
          Assim sendo, quando necessárias, serão marcadas entrevistas com os responsáveis para que possamos, juntos, melhor compreender a criança e sua família e cooperar para o bom desenvolvimento dela, bem como sessões psicopedagógicas com o aluno a fim de potencializar seu desenvolvimento.
          Qualquer entrevista solicitada pela família deve ser marcada com antecedência. No caso de recados, os responsáveis podem telefonar, usar a agenda ou, então, dirigir-se a secretaria.
          Os questionários entregues pelo SOA deverão ser preenchidos e entregues a Coordenação imediatamente. Quaisquer alterações relevantes que tenham ocorrido na vida da criança (doença, problemas familiares, etc.) devem ser informados para que possamos estar atentos a possíveis reações.

          VIII- Pastas de atividades.
          As atividades desenvolvidas em cada nível permanecerão em classe, sendo encaminhados aos responsáveis ao término de cada bimestre.   

          IX- Lista de Material
          As listas de materiais de uso pessoal do aluno são entregues no ato da matrícula. É muito importante que esses materiais sejam entregues na semana de 20 a 30 de janeiro para que possamos deixar tudo organizado em sala de aula e todos materiais  tragam o nome do aluno registrado, o mesmo acontecendo em relação a lancheira e a mochila e uniformes.

          Lembramos que a criança não deve trazer ao Colégio objetos que não tenham sido solicitados, nem mesmo bolas, carrinhos, bonecas, figurinhas, videojogos, celular ou qualquer outro material, salvo em dia combinado com o professor.
          O Colégio não se responsabiliza pela perda de qualquer material nas suas dependências, negando-se a ressarcir qualquer prejuízo do estudante.

          X- Aulas Especiais
          Constam do Currículo da Educação Infantil, em horário normal, as seguintes aulas especiais: Recreação, Artes, Ecologia, Leitura, Teatro, Inglês, Informática, Educação Física. Esta para alunos do Infantil 2, 3 , 4 e 5.

          XI- Lanche
          O aluno deverá trazer diariamente seu lanche individual, exceto as turmas de Infantil I e Infantil II onde o lanche é coletivo. Sendo expressamente proibidos produtos como waffers, bolacha recheada, chocolates, balas, salgadinhos, refrigerante. Sendo que os responsáveis poderão optar pelo uso da cantina. Lembrando que a cantina deverá ser paga com antecedência.

          XIII- Atividades Opcionais
          As atividades opcionais serão pagas. O valor mensal, por atividade será R$ 60,00 sendo realizadas  uma ou duas vezes por semana. O curso de natação terá o valor de R$  70,00. As atividades só serão realizadas quando houver um número mínimo (10 alunos) de inscritos que viabilize a sua realização. Será feita uma inscrição prévia sujeita a confirmação.

       XIV- Atividades Especiais
          Atividades Especiais, tais como acampamentos, passeios, idas a teatros,  museus, etc, serão pagas e terão horários e regras próprias. Em todas essas atividades, o aluno deverá estar sempre uniformizado.
            Observação importante: durante o ano letivo, em algumas datas comemorativas, os responsáveis serão convidados a participar das atividades. Haverá, porém ocasiões em que às atividades e “vivências” serão exclusivas das crianças.

          XV – Aniversário
          O aluno poderá comemorar seu aniversário na escola no período de aula, desde que a escola seja avisada no mínimo uma semana antes para a organização do planejamento de aula da professora. Somente poderão participar da festa os colegas de aula.




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ENSINO FUNDAMENTAL


ENSINO FUNDAMENTAL I


(Circular 1 / 2018)

    

Para o bom desenvolvimento dos trabalhos escolares, durante o ano letivo de 2018, levamos ao conhecimento dos responsáveis pelo aluno algumas informações, com a intenção de familiarizá-los com as normas de funcionamento do Colégio.

          I- Horário de entrada
          Pedimos a colaboração dos responsáveis para que o horário de entrada da criança no Colégio seja respeitado. Criar o hábito da pontualidade é muito importante para a formação do cidadão. Eventualmente serão tolerados quinze minutos de atraso. Os portões da escola estarão abertos a partir das 13:00hs.
          O aluno que chegar após as 13:20 somente poderá entrar na 2ª aula. Uma vez iniciada a segunda aula, nenhum aluno poderá entrar atrasado no Colégio.
          Somente serão tolerados três atrasos a primeira aula do dia, por mês. Entre as demais aulas, os atrasos não serão permitidos.

          II- Saída
          Pedimos aos responsáveis que retirem o aluno, no máximo até 15 minutos após o término das atividades, pois, passado esse período, os alunos serão encaminhados para oficina de artes que terá um custo adicional mensal.
          Haverá 2 saídas a do portão principal para os alunos que os pais vem buscar e saída secundária para os alunos que vão com transporte coletivo.
          As saídas antecipadas, quando necessárias, devem ser comunicadas previamente, por escrito, ao SOA – Serviço de Orientação e Acompanhamento.

          III- Agenda
          Pedimos aos responsáveis que observem diariamente a agenda do aluno e no wattszap do grupo de cada turma, tomando ciência dos comunicados anexados. Solicitamos que façam uso da agenda, sempre que houver necessidade de o aluno ser medicado, informando o horário e a dose a ser ministrada. Solicitamos que o wattszap só seja usado para comunicações de atividades e temas, para maiores informações e questionamentos em casos de urgência ou emergência entrar em contato via telefone fixo ou ir até a escola. Devem evitar dirigir-se a recepção da escola para recados no horário da saída e entrada pois a atenção dos coordenadores deve estar totalmente direcionada ao controle efetivo da referida saída e entrada.

          IV- Segurança
          Devido à importância que o tema segurança assume atualmente, exigindo maiores cuidados por parte do colégio, pedimos aos responsáveis pelo aluno que observem com atenção os itens abaixo:
          1. No caso de vir uma outra pessoa, que não seja a autorizada, buscar o aluno, é necessário que o responsável mande uma autorização escrita ou faça um telefonema no início do período; caso esse contato não seja efetuado não podemos liberar o aluno.
          2. É necessário que ao retirar o aluno, aquele que não for autorizado ainda assine na secretaria declaração de retirada, constando data, horário, nome e assinatura do retirante.

          V- Uniforme
          O uniforme é de uso obrigatório para o aluno do Berçário, Educação Infantil e do Ensino Fundamental desde o primeiro dia de aula, inclusive em atividades opcionais, atividades especiais, passeios, viagens etc.
          A entrada do aluno só será permitida com o uniforme completo, inclusive o casaco nos dias frios, não se aceitando peças adulteradas.
          O uniforme encontra-se a venda em lojas autorizadas.
          Solicitamos aos responsáveis que registrem o nome do aluno nas peças do uniforme.
          O uniforme de Educação Física e Natação também é obrigatório; sem ele, o aluno não poderá fazer as atividades de Educação Física e Natação..


          VI- Documentação
          A documentação exigida para realizar a matrícula do aluno é:
-    Xerox da Certidão de Nascimento do aluno.
-    Xerox da Carteira de vacinação do aluno.
-    Xerox do CPF, RG e Titulo de Eleitor dos responsáveis.
-    2 fotos 3x4 do aluno.
-    Comprovante de residência.
-   Histórico escolar.
-   atestado de frequência
-  carteirinha do sus
-    Preenchimento do contrato e ficha histórico-social do aluno.
          O aluno que não tiver  a documentação exigida apresentada até a 1º  semana após o início das aulas terá sua matrícula automaticamente cancelada.
          Deverá ser encaminhada a secretaria do Colégio qualquer alteração quanto a endereço, telefone residencial, celular, telefone de emergência do aluno, para uma comunicação mais rápida e eficiente entre a escola e a família.

          VII- SOA – Serviço de Orientação e Acompanhamento 
          Em seu trabalho diário que é desenvolvido por uma psicopedagoga, acompanha cada criança, procurando ajudá-la e orientar a sua família com relação ao seu desempenho e integração no ambiente escolar.
          Assim sendo, quando necessárias, serão marcadas entrevistas com os responsáveis para que possamos, juntos, melhor compreender a criança e sua família e cooperar para o bom desenvolvimento dela, bem como sessões psicopedagógicas com o aluno a fim de potencializar seu desenvolvimento.
          Qualquer entrevista solicitada pela família deve ser marcada com antecedência. No caso de recados, os responsáveis podem telefonar usar a agenda ou, então, dirigir-se a secretaria.
          Os questionários entregues pelo SOA deverão ser preenchidos e entregues a Coordenação imediatamente. Quaisquer alterações relevantes que tenham ocorrido na vida da criança (doença, problemas familiares, etc.) devem ser informados para que possamos estar atentos a possíveis reações.

          VIII- Pastas de atividades.
          As atividades desenvolvidas em cada nível permanecerão em classe, sendo encaminhados aos responsáveis ao término de cada bimestre.   

          IX- Lista de Material
          As listas de materiais de uso pessoal do aluno são entregues no ato da matrícula. É muito importante que esses materiais s,ejam entregus na semana de 20 a 30 de janeiro tragam o nome do aluno registrado, o mesmo acontecendo em relação a lancheira e a mochila.
          Lembramos que a criança não deve trazer ao Colégio objetos que não tenham sido solicitados, nem mesmo bolas, carrinhos, bonecas, figurinhas, videojogos, celular ou qualquer outro material, salvo em dia combinado com o professor.
          O Colégio não se responsabiliza pela perda de qualquer material nas suas dependências, negando-se a ressarcir qualquer prejuízo do estudante.
          Os responsáveis de estudantes do Ensino Fundamental devem verificar diariamente a agenda escolar e quando for o caso, assinar os comunicados. As faltas devem ser evitadas e quando ocorrerem, justificadas.
          No tocante as faltas durante as provas em geral, nossa posição é a de não refazê-las, caso não tenhamos recebido justificativas convincentes por escrito.
          Em caso de ausências prolongadas, os responsáveis deverão comunicar-se com o SOA a fim de combinarem a melhor forma de o estudante receber os trabalhos escolares.

         


          X- Sistema de Avaliação
          Bimestralmente, os estudantes e seus responsáveis receberão os boletins, além de provas, pastas, trabalhos especiais etc. Solicitamos que guardem todos esses documentos até o final do ano letivo.
          Os responsáveis deverão participar de reuniões com os professores e orientadores educacionais,quando terão a oportunidade de discutir questões relacionadas à avaliação.
          Quando o estudante discordar da nota atribuída a cada questão, parte ou totalidade da prova, redação ou trabalho, poderá requerer revisão, no prazo máximo de 72 horas, a contar do momento em que tiver recebido o resultado, fornecido pelo professor.
          Para solicitar revisão o estudante deve preencher formulário próprio, na Secretaria escolar, anexando documento que deseja ser revisado.
          Os alunos são avaliados não somente através de provas mensais e bimestrais mas também por seu desempenho global, considerando-se: confecção das lições de casa e trabalhos extra classe, organização e apresentação do material escolar e trabalhos, interesse, participação e produção em sala de aula, relacionamento com a comunidade escolar.
          Estudantes que perderem qualquer prova deverão requerer a prova substituta pagando uma taxa de R$10,00.
          Toda a nota de recuperação é somada com a nota da prova e dividida por dois.
          
         
          XI- Lanche
          O aluno deverá trazer diariamente seu lanche individual. Sendo expressamente proibidos produtos como wafers, bolacha recheada, chocolates, balas, salgadinhos, refrigerante. Sendo que os responsáveis poderão optar pelo uso da cantina comprando fichas no valor de um lanche antecipadamente. Lembramos que será fornecido a todos os responsáveis um exemplar do cardápio periodicamente.

          XII- Aniversário
          O aluno poderá comemorar seu aniversário na escola no período de aula, desde que a escola seja avisada no mínimo uma semana antes para a organização do planejamento de aula da professora. Somente poderão participar da festa os colegas de aula.


          XIII- Atividades Especiais
          Atividades Especiais, tais como acampamentos, passeios, idas a teatros e museus etc, serão pagas e terão horários e regras próprias. Em todas essas atividades, o aluno deverá estar sempre uniformizado.
            Observação importante: durante o ano letivo, em algumas datas comemorativas, os responsáveis serão convidados a participar das atividades. Haverá, porém ocasiões em que as atividades e “vivências” serão exclusivas das crianças.

Coordenação/SOA.


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ENSINO FUNDAMENTAL II

6ª a 9ª ano


ENSINO FUNDAMENTAL



(Circular 2 / 2018)
 
 

         
Para o bom desenvolvimento dos trabalhos escolares durante o ano letivo de 2018, levamos ao conhecimento dos responsáveis, algumas informações com a intenção de familiarizá-los com as normas de funcionamento do Colégio:

I - Horário:
1. Pedimos a colaboração a fim de que os horários de entrada e saída sejam respeitados, pois formar o hábito da pontualidade é importante para a vida social do aluno e para a formação do cidadão.
2. O aluno que chegar atrasado para a 1ª aula, só poderá entrar na 2ª aula.
3. Uma vez iniciada a 2ª aula o aluno não poderá entrar, salvo em casos
excepcionais com autorização da coordenação. Evitem o atraso na 1ª aula, pois há um número limitado de faltas por disciplina.
- Entrada: 7:35 hs - 2ª aula: 8:25 hs
- Saída: 11:55 hs
4. O aluno só poderá sair antes do horário com autorização por escrito. Esta autorização deverá ser entregue a coordenação assim que o aluno chegar ao colégio, para que haja tempo hábil de confirmação via telefone.

II - Uniforme:
1. O uniforme é de uso obrigatório para os alunos do Ensino Fundamental II (6ª a 9ª) todos os dias da semana.
2. O uniforme encontra-se à venda nas lojas autorizadas.
3. Somente poderá entrar no Colégio o estudante que estiver devidamente uniformizado, inclusive com o casaco nos dias de frios, não aceitando peças adulteradas.
4. Para Educação Física é obrigatório o uso do uniforme bem como o uso de tênis, não é permitido fazer aula de sandália, botas e/ou chinelo.
5. Solicitamos aos responsáveis que registrem o nome do aluno em todos as peças.
6. A falta de uniforme poderá acarretar em advertências e/ou comunicados para os responsáveis.
7. Em casos de acidentes ou qualquer ocorrência com uniforme o responsável deverá avisar a coordenação através da agenda.

III - Documentação:
1. Deverá ser encaminhada à secretaria do Colégio qualquer alteração quanto a endereço, e-mail, telefone residencial, celular, telefone comercial e telefone emergencial, para uma comunicação rápida e eficiente entre a escola e a família.
2. Em caso de transferência, o responsável deverá respeitar o tempo de entrega do Histórico Escolar.

IV - Material Escolar:
1.Os materiais escolares de uso pessoal devem trazer o nome e série do estudante.
2. As apostilas são de uso diário. O aluno deve ter em mãos as apostilas para assistir às aulas, caso contrário o aluno usará o caderno de anotações para copia de atividades.
3. Todo aluno deverá ter para uso diário: um caderno de anotações dividido em disciplina, lápis, borracha, caneta, régua e apostilas.
4. Os estudantes não devem trazer ao Colégio objetos que não tenham sido solicitados, principalmente objetos de valores, como bipes sonoros, telefones celulares, diskman, walkman, relógios, jóias, canetas especiais, MPs, quantidade excessiva de dinheiro, etc.
5. O Colégio não se responsabiliza pela perda de qualquer material nas suas dependências, negando-se a ressarcir qualquer prejuízo ao estudante.
6. É importante observar os pedidos de materiais extras para os laboratórios de ciências, artes e atividades extras. Estes serão pedidos via agenda pelo professor, os quais são de extrema importância para o bom andamento e desenvolvimento da aula.

V - Celular:
1. De acordo com a Lei 12.730, de 11 de outubro de 2007, o uso do celular em ambiente escolar é proibido.
2. Nos casos de celulares que possuam câmera fotográfica, não é permitido o uso da mesma, lembrando que muitos alunos não possuem autorização de imagem.

VI - Tarefas e/ou TC:
1. As tarefas e/ou TC deverão ser realizadas conforme solicitação dos professores ou ao término de cada aula dada.
2. O aluno que não apresentar três tarefas sequenciais da mesma disciplina será advertido por escrito, devendo apresentar as mesmas na próxima aula á coordenação. Caso haja reincidência este aluno deverá fazer suas tarefas junto à coordenação.
NÃO DEIXE TAREFAS e/ou TC SEM FAZER, estas valem 1,0 (um) ponto na nota mensal.

VII - Sistema de Avaliação:
1. As médias mensais são constituídas da seguinte forma:
a. Prova Específica – 0 (zero) a 7,0(sete)
b. Disciplina e participação: 0 (zero) a 1,0 (um)
c. Entrega de tarefas: 0(zero) a 1 (um)
d. Trabalho: 0 (zero) a 1(um)

2. No início de cada Bimestre o aluno recebe um manual de orientações para realização dos trabalhos. Estes serão desenvolvidos durante o Bimestre com orientação do professor, podendo ser individual e/ou grupo.
Estes trabalhos são avaliados de 0 (zero) a 10 (dez)


OBS: Na disciplina de Português há a Nota da prova do Livro. Os livros paradidáticos são indicados aos alunos no inicio de cada bimestre.
Estes livros devem ser lidos no decorrer do Bimestre com a orientação do professor. 


OBS: Quando o estudante discordar da nota atribuída, poderá requerer revisão na secretaria da escola através de um formulário. Esta revisão será feita junto com um professor da disciplina


1. Ensino Fundamental 6ª a 9ª:
Os alunos do EF deverão realizar as provas e simulados do SAS, sendo de extrema importância, uma vez que a mesma é valia pois, estará preparando os mesmos para os vestibulares, ENEM e concursos.

IX - Trabalhos:
Todos os trabalhos solicitados pelos professores devem ser compostos da
seguinte forma:
a. Capa
b. Índice
c. Introdução
d. Desenvolvimento
e. Conclusão
f. Bibliografia e/ou fonte de pesquisa
Os trabalhos deverão ser entregues dentro da metodologia exigida pela escola e conforme solicitada pelos professores podendo ser manuscrito ou digitado.
A internet deverá ser usada somente para consulta e/ou pesquisa. Os professores orientarão os alunos quanto à formatação dos trabalhos.

X - Educação Física:
1. As aulas de Natação para os alunos são ministradas no período de aula. Os alunos com dispensas deverão apresentar um trabalho por bimestre, onde os temas e orientações serão dados pelo professor da disciplina.

XI - Internet:
O Colégio Integração possui seu blog na internet através do qual o aluno e responsável pode executar uma série de atividades e manter-se informado. Neste blog poderá ser encontrado:
Calendário anual bem como os eventos com fotos;
Lista de provas e trabalhos com as datas de entrega.
Lista de materiais, entre outras informações.
Na Proposta Curricular, a escola prevê Projetos e Programas Institucionais que permitem ao aluno seu desenvolvimento integral nos mais diferentes contextos.
Todos os Projetos e Programas possuem um(a) Coordenador(a), que é responsável em disseminar, motivar e agregar alunos e alunas.


XII - Contato com a Direção e Coordenação:
  Sempre que possível agendar na secretaria.
Circular 2018