Ensino Fundamental

1º a 5º Ano (Ensino Fundamental I)

6º a 9º Ano (Ensino Fundamental II) 


 

É notório que as exigências que se apresentam na contemporaneidade têm despertado o interesse e a necessidade das instituições de educação de rever suas práticas com vistas à melhoria de seus processos.

As demandas que se apresentam têm, sobretudo, se voltado para questões do mundo do trabalho, violência, drogas, valores, meio ambiente, enfim, a humanidade tem definido uma pauta de prioridades que precisam ser discutidas no âmbito da escola, a saber:

As relações de trabalho hoje são vistas como o grande fantasma da sociedade moderna, uma vez que os modos de produção decorrentes da tecnologia tomaram uma proporção nunca antes vista. O mercado, por sua vez, tem exigido atualmente um novo perfil de trabalhador, por conta dos efeitos da globalização. A palavra de ordem é flexibilidade, trabalho em equipe e qualificação permanente;

Outra questão que merece destaque é a crise de valores que assombra a sociedade moderna. A tolerância, o respeito e a solidariedade perderam espaço para o egoísmo, individualismo e conseqüentemente têm gerado a competição negativa entre as pessoas. Diante disto, como trabalhar e contemplar o resgate de tais valores na escola?

Além disso, o meio ambiente também tem sido motivo de preocupações exigindo novas formas de ocupar o planeta, sob pena de não termos mais condições de sobreviver. A escassez da água, o lixo produzido, os mananciais.

Diante de tais questões, as turmas do Ensino Fundamental contemplam os problemas elencados, para dar conta de transformar a informação em conhecimento.

Desta forma, a realização pedagógica do Colégio Integração é a construção do conhecimento pelo conhecimento, é a formação de um sujeito integral que se sensibilize com os problemas da humanidade, que tenha tolerância no convívio com os diferentes grupos sociais, diminuindo a distância social.