Educação Infantil

Berçário, Infantil I, II, III, IV e V
Na educação infantil, nós do Colégio Integração utilizamos o termo "rotina" para designar a organização do tempo. A rotina na educação infantil, não pode ser maçante, tediosa, cerceadora. Para isso ampliamos o conceito de rotina e a compreendemos como a expressão do pulsar do coração (com diferentes batidas rítmicas) vivo do grupo, uma cadência sequenciada de atividades, que se desenvolvem num ritmo próprio, em cada criança.  Considerar o ritmo como elemento constitutivo da rotina traz a possibilidade de nos libertarmos.
Deixamos de ser escravos do relógio e da produção. Entendida dessa forma, a rotina propicia às crianças e aos adultos envolvidos localizarem-se no tempo, no espaço e nas atividades desenvolvidas na escola.
É consenso que a criança constrói conhecimentos ao interagir com objetos, pessoas, situações e acontecimentos, enfim, com o mundo e no mundo que a cerca, e que o jogo e a brincadeira são formas privilegiadas de ela estabelecer interações. Dessa forma, o tempo destinado aos jogos e às brincadeiras é bastante amplo na rotina diária, a qual favorece atividades tidas como "mais nobres" e "mais adequadas" a uma instituição escolar. Da mesma forma, o espaço destinado às histórias, às artes visuais, ao movimento e à música.
Na tendência crítica a Pré-escola é lugar de trabalho, a criança e o professor são cidadãos, sujeitos ativos, cooperativos e responsáveis – A educação deve favorecer a transformação do contexto social.
Sendo assim oferecemos as crianças desta faixa etária ambiente e aprendizagem para que se desenvolvam de forma mais prazerosa possível. Para isso a turma recebe acompanhamento coletivo e individual por uma psicopedagoga além de uma professora e uma auxiliar de classe. As crianças frequentam as aulas onde dentro de sua carga horária estão divididos os trabalhos de artes, inglês, ecologia, leitura, teatro, informática, dança, filosofia, natação e valores. Fazendo para isso acontecer uso de uma grande diversidade de instrumentos, técnicas e métodos sempre com a finalidade de preparar um ser crítico sujeito de sua própria história.